Teste rápido para covid-19, perguntas e respostas:
Qual é a diferença entre o teste rápido e o PCR? O teste por PCR identifica o DNA do próprio vírus enquanto o teste rápido identifica os anticorpos produzidos na presença do vírus.
Como funciona o teste? O teste rápido é um exame de sangue que detecta os anticorpos produzidos em resposta à infecção. O teste avalia a presença de anticorpos IgG e IgM.
O que é IgG e IgM? São anticorpos chamados de imunoglobulinas que são produzidas pelo organismo durante a infecção. O IgM é o anticorpo de fase aguda, sua quantidade é mais elevada a partir 7º dia do início dos sintomas. Testes realizados antes desse período devem ser repetidos após 7 dias do início dos sintomas para confirmar a ausência da doença. O anticorpo IgG inicia sua elevação em torno do 14º dia e se mantém reagente a longo prazo.
Qual é o momento ideal para realizar o teste? O ideal é após o 7º dia do início dos sintomas em diante.
Preciso estar com sintomas ou ter estado com sintomas para realizar o teste? Não necessariamente, pois algumas pessoas entram em contato com o vírus mas não apresentam sintomas, porém se for antes dos 7 dias de contágio pode dar falso negativo.
Como o teste é feito? Os testes devem ser agendados pelo cliente nos canais de atendimento da farmácia. A pessoa que agenda fará uma entrevista por telefone ou whats com o cliente para coletar os dados. No dia do exame, coleta-se algumas gotas de sangue, apenas um furinho no dedo, em torno de 15 minutos o cliente recebe o resultado, um laudo assinado e a orientação do farmacêutico.
Posso comprar o teste para fazer em casa? Por lei, o teste na farmácia não pode ser vendido e só pode ser realizado pelo farmacêutico dentro da farmácia.