Sempre perto da nossa gente
WhatsApp

Blog

Postado em 03 de Junho de 2020 às 15h36

Teste Rápido Covid-19 - Perguntas e Respostas

Teste rápido para covid-19, perguntas e respostas:

Qual é a diferença entre o teste rápido e o PCR?
O teste por PCR identifica o DNA do próprio vírus enquanto o teste rápido identifica os anticorpos produzidos na presença do vírus.

Como funciona o teste?
O teste rápido é um exame de sangue que detecta os anticorpos produzidos em resposta à infecção. O teste avalia a presença de anticorpos IgG e IgM.

O que é IgG e IgM?
São anticorpos chamados de imunoglobulinas que são produzidas pelo organismo durante a infecção. O IgM é o anticorpo de fase aguda, sua quantidade é mais elevada a partir 7º dia do início dos sintomas. Testes realizados antes desse período devem ser repetidos após 7 dias do início dos sintomas para confirmar a ausência da doença. O anticorpo IgG inicia sua elevação em torno do 14º dia e se mantém reagente a longo prazo.

Qual é o momento ideal para realizar o teste?
O ideal é após o 7º dia do início dos sintomas em diante.

Preciso estar com sintomas ou ter estado com sintomas para realizar o teste?
Não necessariamente, pois algumas pessoas entram em contato com o vírus mas não apresentam sintomas, porém se for antes dos 7 dias de contágio pode dar falso negativo.

Como o teste é feito?
Os testes devem ser agendados pelo cliente nos canais de atendimento da farmácia. A pessoa que agenda fará uma entrevista por telefone ou whats com o cliente para coletar os dados. No dia do exame, coleta-se algumas gotas de sangue, apenas um furinho no dedo, em torno de 15 minutos o cliente recebe o resultado, um laudo assinado e a orientação do farmacêutico.

Posso comprar o teste para fazer em casa?
Por lei, o teste na farmácia não pode ser vendido e só pode ser realizado pelo farmacêutico dentro da farmácia.

Veja também

Lactobacilos em cápsulas18/03/19Manipulação São Lucas! (49) 3361-3020 Importante para o sistema digestivo e imunológico. Protegem o organismo de microrganismos oportunistas, são responsáveis pela absorção dos nutrientes ingeridos através da alimentação, auxiliando também na flora intestinal.  ...
Zinco: um aliado do sistema imune.18/05/20 O zinco é um micronutriente essencial, pois atua no desempenho funcional em diversos processos biológicos do organismo, incluindo a síntese proteica e o metabolismo do DNA e RNA, carboidratos e lipídeos. A deficiência de......
L-Lisina 02/04/20 Phytosphingosine®  Ativo biotecnológico natural com propriedades anti-inflamatória e hidratante. Tratando a pele de forma suave, natural e sem riscos de hipersensibilidade. Propriedades: Antimicrobiana: combate as......

Voltar para Blog